O uso do Scratch como proposta multidisciplinar educacional

Daniele de Almeida Dias

Gabriel Gerber Hornink
A sociedade atual exige cada vez mais profissionais em
constante formação. Para acompanhar essa exigência, são
necessárias mudanças nas escolas, principalmente nos
métodos de ensino. Deve-se permitir que o estudante
construa seu próprio conhecimento de forma ativa e
colaborativa. A informática, por meio de softwares educativos,
é uma grande aliada nesse novo processo de aprendizagem. O
Scratch se encaixa nessa proposta por ser um software
construcionista. Trata-se de uma linguagem de programação
visual, que permite a criação de projetos multimídia, tornando
possível aprender conceitos específicos de programação e
fazendo do estudante o construtor de seu próprio
conhecimento. Considerando a defasagem do método de
ensino atual e a importância que os computadores têm
apresentado na educação, este artigo tem como objetivo
expor os indícios obtidos, por meio de uma avaliação, de que
o software Scratch pode ser utilizado como uma nova
proposta multidisciplinar educacional.
163

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.